Frases e pensamentos de Adélia Prado

“Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida,virou só sentimento.”
“Assim que escurecer vou namorar.
Que mundo ordenado e bom!
Namorar quem?
Minha alma nasceu desposada
com um marido invisível.” 


“Meu coração vai desdobrando os panos, se alargando aquecido, dando a volta ao mundo, estalando os dedos pra pessoa e bicho.” 


“Fui dormir umas vezes tão feliz, que, se
soubesse minha força, levitava.
Em outras, tanta foi a tristeza que fiz versos” 


“Vale a pena esperar, contra toda a esperança, o cumprimento da promessa que Deus fez a nossos pais no deserto. Até lá, o sol com chuva, o arco-íris, o esforço de amor, o maná em pequeninas rodelas, tornam boa a vida. A vida rui? A vida rola mas não cai. A vida é boa.” 


“O transe poético é o experimento de uma realidade anterior a você. Ela te observa e te ama. Isto é sagrado. É de Deus. É seu próprio olhar pondo nas coisas uma claridade inefável. Tentar dizê-la é o labor do poeta.” 


“Quando dói, grito ai,
quando é bom, fico bruta.
As sensibilidades sem governo.
Mas tenho meus prantos,
claridades atrás do estômago humilde
e fortíssima voz pra cânticos de festa.” 


“Quando nasci um anjo esbelto,desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira (… ) Vai ser coxo na vida é maldição para homem. Mulher é desdobrável. Eu sou.” 


“Quero comer bolo de noiva,
puro açúcar, puro amor carnal
disfarçado de corações e sininhos:
um branco, outro cor-de-rosa,
um branco, outro cor-de-rosa.” 


“Uma ocasião,
meu pai pintou a casa toda
de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.” 


“A gente tem sede de infinito e de permanência, então, esse ser que assegura a permanência das coisas, é que eu chamo de Deus. É o absoluto.” 


“Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo.
Quero pôr o bonito numa caixa com chave para abrir de vez em quando e olhar.” 


“Eu acho que Deus é uma projeção humana, é um desejo infinito que nós temos de adoração, e de algo que nos suspende com o sentido absoluto.” 


“Me dão mingaus, caldos quentes, me dão prudentes conselhos, eu quero é a ponta sedosa do teu bigode atrevido, a tua boca de brasa.” 


"Desejo a máquina do tempo
para que não haja o havido
e eu recomece misericordiosamente."
Do livro "Os Componentes da banda" 


"O sonho encheu a noite, extravasou pro meu dia, encheu minha vida, e é dele que eu vou viver. Porque sonho não morre."


"O amor usa o correio, o correio trapaceia, a carta não chega, o amor fica sem saber se é ou não é."


"Um trem-de-ferro é uma coisa mecânica, mas atravessa a noite, a madrugada, o dia, atravessou minha vida, virou só sentimento."
"A vida é muito bonita, basta um beijo e a delicada engrenagem movimenta-se, uma necessidade cósmica nos protege."


"Estou no começo do meu desespero, e só vejo dois caminhos: ou viro doida, ou santa."


"
Não tenho mais tempo algum, ser feliz me consome."


"Amor, pra mim, é ser capaz de permitir que aquele que eu amo exista como tal, como ele mesmo. Isso é o mais pleno amor. Dar a liberdade dele existir ao meu lado do jeito que ele é."


"Deus é mais belo que eu. E não é jovem. Isto, sim, é consolo."


"Me consola, moço. Fala uma frase feita com o meu nome, para que ardam os crisântemos e eu tenha um feliz Natal!"


"Quero comer bolo de noiva, puro açúcar, puro amor carnal disfarçado de corações e sininhos: um branco, outro cor-de-rosa, um branco, outro cor-de-rosa."


"A palavra é disfarce de uma coisa mais grave, surda-muda,
foi inventada para ser calada."


"O que a memória ama, fica eterno. Te amo com a memória, imperecível."


"Não quero faca, nem queijo. Quero a fome."


"Não me falou em amor. Essa palavra de luxo."


"Com perdão da palavra, quero cair na vida."


"Dor não tem nada a ver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade."


"Se pudesse, hoje, varria, isso mesmo, varria as pessoas todas com vassoura, como se fossem ciscos."


"Dor não tem nada haver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade."


"As coisas tristíssimas,vão desaparecer quando soar a trombeta. Levantaremos como deuses, com a beleza das coisas que nunca pecaram, como árvores, como pedras, exatos e dignos de amor."


"Divago, quando o que quero é só dizer 'te amo'."


"Quem carrega o mar nos seus limites tem carinho com o mar."


"Quanto a mim, dou graças pelo que agora sei e, mais que perdoo, eu amo."



"O amor me fere é debaixo do braço, de um vão entre as costelas. Atinge o meu coração é por esta via inclinada."



"Eu quero uma licença de dormir, perdão pra descansar horas a fio,
sem ao menos sonhar a leve palha de um pequeno sonho."
"Estremecerei de susto até dormir e, no entanto, é tudo tão pequeno. Para o desejo do meu coração, o mar é uma gota."


"Quero você na minha frente, estático, e eu para todo o sempre olhando, olhando, olhando..."


"Eu mesma não entendo minha enormíssima paciência de ficar à toa, só pensando, pensando e sentindo."


““...me consola, moço.
Fala uma frase, feita com o meu nome,
Para que ardam os crisântemos
E eu tenha um feliz Natal!...”” 



“Eu quero depois, quando viver de novo, a ressurreição e a vida escamoteando o tempo dividido, eu quero o tempo inteiro.” 


“Então eu virei pra ela e falei assim: ah, nada, boba, também é assim, se der, bem, se não der, amém, toca pra frente.” 


“Faça-se a dura vontade do que habita meu peito: Vem, Jonathan, traz flores pra minha mãe e um par de algemas pra mim.” 


“Eu ponho o amor no pilão com cinza e grão de roxo e soco. Macero ele, faço dele cataplasma e ponho sobre a ferida.” 
“Estremecerei de susto até dormir, e no entanto é tudo tão pequeno. Para o desejo do meu coração, o mar é uma gota.” 


“O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.” 


“A vida é muito bonita,
basta um beijo
e a delicada engrenagem movimenta-se,
uma necessidade cósmica nos protege.”


“O amor me fere é debaixo do braço, de um vão entre as costelas, atinge o meu coração é por esta via inclinada” 


“Tudo manha, truque, engenho: é descuidar, o amor te pega, te come, te molha todo. Mas água o amor não é.” 


“Um corpo quer outro corpo, uma alma quer outra alma e seu corpo. Este excesso de realidade me confunde.” 


“Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.
Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento.” 


"Faça-se a dura vontade do que habita meu peito: vem, Jonathan, traz flores pra minha mãe e um par de algemas pra mim."


"Preciso mentir um pouco para que o ritmo aconteça e eu própria entenda o discurso."


"De vez em quando, Deus me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo."


"Me dão mingaus, caldos quentes, me dão prudentes conselhos, eu quero é a ponta sedosa do teu bigode atrevido, a tua boca de brasa."


"Eu acho que Deus é uma projeção humana, é um desejo infinito que nós temos de adoração, e de algo que nos suspende com o sentido absoluto."


"A gente tem sede de infinito e de permanência, então, esse ser que assegura a permanência das coisas, é que eu chamo de Deus. É o absoluto."


"Aqui se passa fome, aqui se odeia, aqui se é feliz, no meio de invenções miraculosas."

"A coisa mais fina do mundo é o sentimento. "

"Sei que sofrimento neste mundo é fazenda de todos, mas tendo Justiça, meu Deus, ao menos miséria some, ao menos ninguém vai ter susto de ser preso à toa, de apanhar sem poder dizer essa boca é minha, explicar, de pé feito homem, se tem culpa ou não. Culpa eu tenho demais. E medo" 

"Gente pobre e da roça não usa luxo de massa de tomate, mas faz o macarrão branco mais gostoso deste mundo" 

"A única coisa que faço sem pressa, até hoje, é namorar. Namorar e sofrer. Nisto sou mestra e ninguém me passa. Eu mesma não entendo minha enormíssima paciência de ficar à toa, só pensando, pensando e sentindo. Produzo angustia e felicidade. Tenho o dom de combinar fragmentos de qualquer coisa para formar outras, que por sua vez formam outras e outras. Nesse trabalho gasto tempo com gosto. As horas passam e não vejo"


"O transe poético é o experimento de uma realidade anterior a você.Ela te observa e te ama. Isto é sagrado.É de Deus. É seu próprio olhar pondo nas coisas uma claridade inefável. Tentar dizê-la é o labor do poeta."


"As coisas tristíssimas, vão desaparecer quando soar a trombeta. Levantaremos como deuses, com a beleza das coisas que nunca pecaram, como árvores, como pedras, exatos e dignos de amor."


"Os diamantes são indestrutíveis? Mais é meu amor. O mar é imenso? Meu amor é maior, mais belo sem ornamentos do que um campo de flores. Mais triste do que a morte, mais desesperançado do que a onda batendo no rochedo, mais tenaz que o rochedo. Ama e nem sabe mais o que ama."


"Amor pra mim é ser capaz de permitir que aquele que eu amo exista como tal, como ele mesmo. Isso é o mais pleno amor. Dar a liberdade dele existir ao meu lado do jeito que ele é."
"Ama e nem sabe mais o que ama."


"Eu te amo, homem, amo o teu coração, o que é, a carne de que é feito, amo sua matéria, fauna e flora, seu poder de perecer, as aparas de tuas unhas perdidas nas casas que habitamos, os fios de tua barba. Esmero."


"Meus Deus, me dê cinco anos. Me dá a mão, me cura de ser grande."