Frases e pensamentos de Tomás Antônio Gonzaga

TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA
"Aproveite-se o tempo, antes que façaO estrago de roubar ao corpo as forçasE ao semblante a graça." 

“Amigo Doroteu, prezado amigo,abre os olhos, boceja, estende os braçose limpa das pestanas carregadaso pegajoso humor, que o sono ajunta.Critilo, o teu Critilo, é quem te chama; ergue a cabeça da engomada fronha,acorda, se ouvir queres cousas raras.” - cartas chilenas

 "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, Que viva de guardar alheio gado;De tosco trato, d'expressões grosseiro,Dos frios gelos, e dos sóis queimado, Tenho próprio casal, e nele assisto; Dá-me vinho, legume, fruta, azeite; Das brancas ovelhinhas tiro o leite, E mais as finas lãs, de que me visto. Graças, Marília bela, Graças à minha Estrela!”- Marília de Dirceu

“Porém se os justos céus, por fins ocultos,em tão tirano mal me não socorrem,verás então que os sábios,bem como vivem, morrem. Eu tenho um coração maior que o mundo,tu, formosa Marília, bem o sabes: Um coração, e basta,onde tu mesma cabes.”

"Em que se contam as desordens feitas as festas, que se celebraram nos desposórios de nosso Sereníssimo Infante com a Sereníssima Infanta de Portugal"

"No calmoso Verão as plantas secam; na Primavera, que aos mortais encanta, apenas cai do Céu o fresco orvalho, verdeja logo a planta."

"Consiste o ser herói em viver justo; e tanto pode ser herói o pobre, como o maior Augusto."

"As glórias que vêm tarde já vêm frias."  "As faces vão perdendo as vivas cores, e vão-se sobre os ossos enrugando, vai fugindo a viveza dos meus olhos; tudo se vai mudando."

"Que gosto não terá a esposa amante, quando der ao filhinho o peito brando e refletir então no seu semblante!"

"Que prazer não terão os pais, ao verem com as mães um dos filhos abraçados; jogar  outros a luta, outros correrem nos cordeiros montados! Que estado de ventura: que até naquilo, que de peso serve, inspira Amor doçura!"

"Propunha-me dormir no teu regaço as quentes horas da comprida sesta, escrever teus louvores nos olmeiros, toucar-te de papoilas na floresta. Julgou o justo Céu que não convinha que a tanto grau subisse a glória minha."

"Se à inocência denigre a vil calúnia, que culpa aquele tem, que aplica a pena? Não é o Julgador, é o processo e a lei, quem nos condena."

"Tu, Marília, agora vendo Do Amor o lindo retrato Contigo estarás dizendo Que é este o retrato teu.Sim, Marília, a cópia é tua, Que Cupido é Deus suposto: Se há Cupido, é só teu rosto Que ele foi quem me venceu."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------