Frases e pensamentos de Rachel de Queiroz

"Quando não se tem aquilo que se gosta é necessário gostar-se daquilo que se tem."

"A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado."


'Eu nunca fui uma moça bem-comportada. Pudera, nunca tive vocação pra alegria tímida,pra paixão sem orgasmos múltiplos ou pro amor mal resolvido sem soluços. Eu quero da vida o que ela tem de cru e de belo. Não estou aqui pra que gostem de mim. Estou aqui pra aprender a gostar de cada detalhe que tenho."


"A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação." 


"Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as ações - mesmo as boas." 


"Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade." 


“A cadeia parecia não mudar nunca, como uma coisa morta; e quem estava lá se esquecia da conta dos dias e das horas, que acabavam se embaralhando todas quando se tentava classificar alguma lembrança.”

"O amor eterno é o amor impossível.
Os amores possíveis começam a morrer
no dia em que se concretizam."



"Política há muito tempo deixou de ser esporte de salão, mudou-se para os campos de concentração e para os campos de batalha."

 

"O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia."



"O apreço exterior pela arte é a sobrecasaca da inteligência."



"O maior espetáculo para o homem será sempre o próprio homem."


"O amor eterno é o amor impossível. Os amores possíveis começam a morrer no dia em que se concretizam."

 

"Quanto ao ateu, a diferença que faz do deísta, é que êle pró­prio é um seu deus."

 
"A beleza exterior alegra os olhos, porém a beleza interior, faz com que o coração bata mais rapido."


"A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação."

 
"A amizade é algo que nos proporciona momentos inesqueciveis, nem sempre tudo é bom, mas quando é verdadeira o menos bom sempre é preenchido pelo melhor!"


"Nós mulheres, herdamos muito
da personalidade de Eva:
todas as vezes que nos encontramos
na santa paz do Paraíso,
ficamos ansiosas por morder uma maçã
e cairmos fora de lá!..."


"Tolerância é virtude para os fra­cos."

“Na verdade nem sou comunista nem sou reacionária, sou propriamente anarquista, sou só uma doce anarquista.”


“Acho que a gente tem que dar o testemunho fiel do seu tempo e da sua gente e as conclusões que sejam tiradas.”


“A vida eu acho que ensina surrando...”

“É por causa dessa minha cara redonda, todo mundo pensa que sou alegre.”

“Gosto de televisão, acho televisão, como todo mundo – não sou idiota – um instrumento mágico, maravilhoso, etc e tal; agora, em geral mal empregado.”

“Eu me arrependo de quase tudo.”

“Criança é uma das minhas paixões na vida. Você perguntou das coisas de que gosto, criança é uma das minhas paixões.”

“Depois do livro escrito, eu me desinteresso dele e não gosto muito de pensar, porque só me lembro do que não gosto. As coisas de que poderia gostar esqueço, eu só me lembro do que não gosto e tenho aquela cisma.”


"O homem feliz é o que não tem passado. O maior dos castigos, para o qual só há pior no inferno, é a gente recordar. Lembranças que vem de repente e ataca como uma pontada debaixo das costelas, ali onde se diz que fica o coração. Alguém pode ter tudo, mocidade, dinheiro no bolso, um bom cavalo debaixo das pernas, o mundo todo ao seu dispor. Mas não pode usufruir nada disso por quê? Porque tem as lembranças perturbando. O passado te persegue, como um cão perverso nos teus calcanhares. Não há dia claro, nem céu azul, nem esperança de futuro, que resista ao assalto das lembranças."
"Os medrosos não pecam, antes pecam os bravos porque são arro­gantes."
 
“Na verdade, eu não gosto de escrever e se eu morrer agora, não vão encontrar nada inédito na minha casa.” 

"A piedade supõe uma condição de superioridade e a gente só se pode compadecer de quem sofre mais do que nós."
 
“Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois!... Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir?”
 

“Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois!... Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir?” 

"Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado."

 
"Não é preciso pressa na literatura. Um romance é como gravidez: aquilo fica dentro de você, crescendo, incomodando, até sair."


"Tolerância seria bom entre iguais. Mas entre adversários de morte é romanticismo superado, é suicídio."
 
"Eu nunca fui uma moça bem-comportada. Pudera, nunca tive vocação pra alegria tímida,pra paixão sem orgasmos múltiplos ou pro amor mal resolvido sem soluços. Eu quero da vida o que ela tem de cru e de belo. Não estou aqui pra que gostem de mim. Estou aqui pra aprender a gostar de cada detalhe que tenho."

“A morte é a grande companheira, é esperada, tomara que já chegue.” 

"Eu sou essa gente que se dói inteira porque não vive só na superfície das coisas."


"Fala que saudade é sensação de perda. Pois é. E eu lhe digo que, pessoalmente, não sinto que perdi nada."

"O dinheiro é um instrumento de felicidade e grandeza e tem aquela inimitável capacidade de comprar poder."
 
"Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as ações - mesmo as boas."
 

“...tenho um temperamento muito bovino, sou muito calma..”
 

'É que o amor é essencialmente perecível e na hora que nasce começa a morrer. Só os começos são bons."

"É o coração que faz o caráter."


"O medo é o mais antigo e fiel companheiro do homem e *é o medo que nos faz conhecer nos­sas limitações e nos torna humil­des."

 
"A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado."

"Matar-se só deve ser solução para aqueles que vêem a morte muito longe e para ela apelam como um recurso supremo."

 
"O público gosta de receber aquilo a que está acostumado. E detesta que um camarada a quem êle se acostumou, mude de cara ou de sistema."
 

"Aquele que acredita em Deus, imagina-se, não feito à imagem de Deus, mas concebido de acordo com a sua própria imagem."

 
"Não somos vaidosos, propria­mente. Apenas sentimos que em nós, em cada um de nós está o eixo do mundo."


"Na minha infância, todas as velhas só viviam na igreja. Velha sem religião quem inaugurou foi minha geração."


"A piedade supõe uma condição de superioridade e a gente só pode se compadecer de quem sofre mais do que nós".


"Fala-se muito na crueldade e na bruteza do homem medievo. Mas o homem moderno será melhor?"


"Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado"


"Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto. Porque a vida toda é um doer."


 “Olha, gosto do ser humano, gosto da humanidade, gosto dos meus próximos e gosto dos distantes.” 

“Infelizmente não acredito em Deus. Acho uma grande pobreza não ter uma fé. É um desamparo, uma solidão muito grande.”
 

“Não sou feminista. Acho que a sociedade tem que crescer em conjunto. A associação mulher e homem é muito boa e acho um grande erro combater o homem.”
 

“O Nordeste mudou. De qualquer maneira, o Nordeste de O quinze, principalmente o Nordeste da Vidas Secas mudou.” 


“Hoje as grandes campanhas publicitárias é que fazem um autor desconhecido de repente arrebentar.”