Frases e pensamentos de Guimarães Rosa

"Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles." 
"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba."


"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."


'O verdadeiro amor é um calafrio doce, um susto sem perigos."


"Quem sabe direito o que uma pessoa é?Antes sendo:julgamento é sempre defeituoso,porque o que a gente julga é o passado."


"Não gosto desse passarinho. Não gosto de violão. Não gosto de nada que põe saudades na gente."


"Sigo à risca. Me descuido e vou. Quebro a cara. Quebro o coração. Tropeço em mim. Me atolo nos cinco sentidos."


"Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa."


"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


"O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita."


"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba."


"O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, mas que elas vão sempre mudando." 
 "Nunca digas que esqueceste um amor diga apenas que consegue falar nele sem chorar, pois o amor é... inesquecível"


'Tudo é real, por que tudo é inventado."


"Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos... Essa... a alegria que ele quer"


"Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro, sem preparos de avisar."


"Viver é uma questão de rasgar-se e remendar-se."

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem..."


"Deus come escondido, e o Diabo sai por toda a parte lambendo o prato."


"No mais, mesmo, da mesmice, sempre vem a novidade."


"Viver é uma questão de rasgar-se e remendar-se"


"Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa."


"Sigo à risca. Me descuido e vou … Quebro a cara. Quebro o coração. Tropeço em mim. Me atolo nos cinco sentidos."


"Cada um rema sozinho uma canoa que navega um rio diferente, mesmo parecendo que esta pertinho."


"Se a gente puder ir devagarinho como precisa, e ninguém não gritar com a gente para ir depressa demais, então eu acho que nunca que é pesado."


"Natureza da gente não cabe em certeza nenhuma."


"Representar é aprender a viver além dos levianos sentimentos, na verdadeira dignidade."


"Viver para odiar uma pessoa é o mesmo que passar uma vida inteira dedicado à ela." 
 "Fino, estranho, inacabado, é sempre o destino da gente"

"Eu sou é eu mesmo. Diverjo de todo o mundo.… Eu quase que nada não sei, mas desconfio de muita coisa."



"Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
"Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."


"A vida é feita de poucas certezas e muitos dar-se um jeito."


"É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado."


"Saudade é ser, depois de ter."


"O corpo não traslada, mas muito sabe, adivinha se não entende."


"Para ódio e amor que dói, amanhã não é consolo."


"O medo é a extrema ignorância em momento muito agudo."


"Vivendo, se aprende, mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas."


"Rezar muito e ter fé. Porque as coisas estão todas amarradinhas em Deus." 
"Para ódio e amor que dói, amanhã não é consolo."


"Porque eu só preciso de pés livres, de mãos dadas, e de olhos bem abertos."


"Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total."


"Infelicidade é questão de prefixo."


"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"


"Eu estou só. O gato está só. As árvores estão sós. Mas não o só da solidão: o só da solistência."


"Viver é muito perigoso, porque ainda não se sabe. Porque aprende a viver é que é o viver mesmo."

"Viver de graça é mais barato."

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."


"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."


"A colheita é comum, mas o capinar é sozinho."


"Merece de a gente aproveitar o que vem e que se pode, o bom da vida é só de chuvisco."


"Quando eu morrer, que me enterrem na beira do chapadão, contente com minha terra, cansado de tanta guerra, crescido de coração."


"Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro, sem preparos de avisar."


"As pessoas não morrem, ficam encantadas!"


"Que Deus existe, sim, devagarinho, depressa. Ele existe - mas quase só por intermédio da ação das pessoas: de bons e maus. Coisas imensas no mundo. O grande-sertão é a forte arma. Deus é um gatilho?" 
 "O passado é que veio até mim, como uma núvem, vem para ser reconhecido; apenas não estou sabendo decifrá-lo."


"Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo."

"Eu quase não sei de nada, mas desconfio de muita coisa"


"Quando nada acontece há um grande milagre acontecendo que não estamos vendo."

"De sofrer e de amar, a gente não se desfaz."



"É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado." 


"O que não é Deus, é estado do demônio. Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para haver."