Frases e Pensamentos de Fernando Pessoa

“Minha alma está cansada da minha vida.”

 “Ah, a esta alma que não arde. Não envolve, porque ama, a esperança, ainda que vã, o esquecimento que vive entre o orvalho da tarde. E o orvalho da manhã.”


“Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam o sol quando há sol.”


“Minha Pátria é minha língua. Pouco se me dá que Portugal seja invádido, desde que não mexam comigo.”


“Mas há mais alguma coisa... Nessas horas lentas e vazias, sobe-me da alma à mente uma tristeza de todo o ser, a amargura de tudo ser ao mesmo tempo uma sensação minha e uma coisa externa, que não está em meu poder alterar.”


“Um dia, lá para o fim do futuro,
alguém escreverá sobre mim um poema,
e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino”


“Enquanto não superarmos
a ânsia do amor sem limites,
não podemos crescer
emocionalmente."


"Fiz de mim o que não soube, e o que podia fazer de mim não o fiz."


"Vão para o diabo sem mim ou deixem-me ir sozinho para o diabo. Por que havemos de ir juntos?"

 "Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim."


"Mas eu, em cuja alma se refletem as forças todas do universo, em cuja reflexão emotiva e sacudida minuto a minuto, emoção a emoção, coisas antagônicas e absurdas se sucedem..."


"Serei sempre o que não nasceu para isso; Serei sempre só o que tinha qualidades; Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta..."


"Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou. Quanto quis, quanto não quis, tudo isso me forma. Quanto amei ou deixei de amar é a mesma saudade em mim."


"O espelho reflete certo; não erra porque não pensa. Pensar é essencialmente errar. Errar é essencialmente estar cego e surdo."


"Sentir é criar. Sentir é pensar sem ideias, e por isso sentir é compreender, visto que o universo não tem ideias."


"Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste."


"Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo...."



"Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo, mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria."


"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."



"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que meus olhos podem ver. "


"O homem é do tamanho do seu sonho."


“O amor quer a posse, mas não sabe o que é a posse. Se eu não sou meu, como serei teu, ou tu minha? Se não possuo o meu próprio ser, como possuirei um ser alheio? Se sou já diferente daquele de quem sou idêntico, como serei idêntico daquele de quem sou diferente? O amor é um misticismo que quer praticar-se, uma impossibilidade que só é sonhada como devendo ser realizada.”



“Eu já disse, mas vou repetir: não se represa um rio, não se engana a natureza, faça a represa o que quiser, pois o rio cedo ou tarde vai arranjar um jeito de rasgar a terra, abrir um caminho, e voltar a correr em seu leito de origem.”


“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”



“Podemos vender nosso tempo, mas nāo podemos comprá-lo de volta.”



“Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. Também escrevi em meu tempo cartas de amor. Como as outras, ridículas...”



"Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?"



"Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também."

“Porque quem ama nunca sabe o que ama nem sabe porque ama, nem o que é amar. Amar é a eterna inocência, e a única inocência, não pensar...”

 

 

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.”

 

 

“Enquanto não atravessarmos a dor da nossa própria solidão, continuaremos a buscar-nos em outras metades. Para viver a dois, antes, é necessário ser um.”

 

 

“Estou só e sonho saudade. E como é branca de graça a paisagem que não sei, vista de trás da vidraça do lar que nunca terei!”

 

 

"Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um.”

"Não sei o que é conhecer-me. Não vejo para dentro. Não acredito que eu exista por detrás de mim."

 

 

"Preciso despir-me do que aprendi. Desencaixotar minhas emoções verdadeiras. Desembrulhar-me e ser eu! Uma aprendizagem de desaprendisagem..."

 

 

"Já não é a mesma hora, nem a mesma gente, nem nada igual. Ser real é isto."

 

 

“Eu sei que por algum tempo vou me manter oscilante entre a razão e o desejo. Algumas decisões são tomadas com o coração inquieto e o pensamento tomado por muitas coisas que aconteceram e acontecem, tudo misturado. Sei tambem que o tempo vai ser meu amigo para essas coisas da vida. Com coragem eu sigo, nessa velocidade que não temo, nem mesmo de ousar ser feliz.”

 

 

“Quando te vi amei-te já muito antes. Tornei a achar-te quando te encontrei. Nasci pra ti antes de haver o mundo. Não há cousa feliz ou hora alegre que eu tenha tido pela vida fora, que o não fosse porque te previa, porque dormias nela tu, futuro.”

 

 

"A mim este sol, estes prados, estas flores contentam-me."

 

 

"Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo..."

 

 

“Eu amo tudo que foi, tudo o que já não é, a dor que já não me dói, a antiga e erônea fé, o ontem que deixou alegria só porque foi, e voou e hoje é já outro dia.”

 

 

"A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta."

“Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?”

 

 

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."

 

 

"Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer."

 

 

"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela."

 

 

“Quando te vi amei-te já muito antes. Tornei a achar-te quando te encontrei. Nasci pra ti antes de haver o mundo.”

 

 

"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."


"Viver não é necessário; o que é necessário é criar."


"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."


"Ver muito lucidamente prejudica o sentir demasiado. E os gregos viam muito lucidamente, por isso pouco sentiam. De aí a sua perfeita execução da obra de arte."


“Mas quem sente muito cala; quem quer dizer quanto sente fica sem alma, nem fala fica só, inteiramente.”

 "Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente."


"O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente."


"As nações são todas mistérios. Cada uma é todo o mundo a sós."


"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens."