Frases e pensamentos de Eça de Queirós

"O amor, (...), como tu sabes é feito de muitos sentimentos diferentes. Alguém escreveu, creio que até fui eu - que era uma bela flor com raízes diversas. Ora quando uma dessas raízes é a estima absoluta pode ele ao fim de longos anos secar pelas outras raízes mas permanecer vivo por essa." 
“Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América.”


"Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as acções - mesmo as boas."


“É que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer. Só os começos são bons. Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu. Mas depois! Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir?” 


"A criança portuguesa é excessivamente viva, inteligente e imaginativa. Em geral, nós outros, os Portugueses, só começamos a ser idiotas - quando chegamos à idade da razão. Em pequenos temos todos uma pontinha de génio."


“Nem a ciência, nem as artes, nem mesmo o dinheiro, nem o amor, poderiam já dar um gosto interno e real às nossas almas saciadas. Todo o prazer que extraía de criar, estava esgotado. Só restava, agora, o divino prazer de destruir.” 


“Nos amores deste mundo, desde Eva, há sempre um que ama e outro que se deixa amar.” 


“Quando não se tem aquilo que se gosta é necessário gostar-se daquilo que se tem.” 


“Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade.” 


“Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal. Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as ações - mesmo as boas.” 


"Não se descuide de ser alegre - só a alegria dá alma e luz à Ironia, à Santa Ironia - que sem ela não é mais que uma amargura vazia."


“O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia.” 


"Tudo que não seja viver escondido numa casinhola, pobre ou rica, com uma pessoa que se ame, e no adorável conforto espiritual que dê esse amor - me parece agora vão, fictício, inútil, oco e ligeiramente imbecil."


“Quem sem descanso apregoa a sua virtude, a si próprio se sugestiona virtuosamente e acaba por ser às vezes virtuoso.” 


“O amor eterno é o amor impossível. Os amores possíveis começam a morrer no dia em que se concretizam.” 


"Hoje que tanto se fala em crise, quem não vê que, por toda a Europa, uma crise financeira está minando as nacionalidades? É disso que há-de vir a dissolução. Quando os meios faltarem e um dia se perderem as fortunas nacionais, o regime estabelecido cairá para deixar o campo livre ao novo mundo económico."


“Pensar e fumar são duas operações idênticas que consistem em atirar pequenas nuvens ao vento.” 


“Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão.”


“Quem não conhece o poder da oração, é porque não viveu as amarguras da vida!” 
"Que escrúpulo pode ter uma mulher em beijocar um terceiro entre os lençóis conjugais, se o mundo chama a isso sentimentalmente um romance, e os poetas o cantam em estrofes de ouro?"



“Não haveria o direito de vencer se não houvesse o direito de perdoar.” 


“O maior espetáculo para o homem será sempre o próprio homem.” 


“O apreço exterior pela arte é a sobrecasaca da inteligência.” 



“É o coração que faz o caráter.” 



“É o comer que faz a fome.” 



"Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre."


"É algumas vezes necessário, para fazer compreender uma certa relação, que se encham os termos da proporção. Muitas vezes é impossível ser compreendido por todos sem a condição de exagerar, de deformar, de desproporcionar."


"Dos grandes gênios vêm por vezes grandes males, e nunca vem senão bem de uma bondade honesta e grave."
"Para chorar é necessário ver. A mais pequenina dor que diante de nós se produza e diante de nós gema, põe na nossa alma uma comiseração e na nossa carne um arrepio, que lhe não dariam as mais pavorosas catástrofes passadas longe, noutro tempo ou sob outros céus."



"Quem sem descanso apregoa a sua virtude, a si próprio se sugestiona virtuosamente e acaba por ser às vezes virtuoso."
"Pensar e fumar são duas operações idênticas que consistem em atirar pequenas nuvens ao vento."



"O apreço exterior pela arte é a sobrecasaca da inteligência. Quem se quererá apresentar diante dos seus amigos com uma inteligência nua?"



Para ensinar há uma formalidade a cumprir - saber."



"Em Portugal quem emigra são os mais enérgicos e os mais rijamente decididos; e um país de fracos e de indolentes padece um prejuízo incalculável, perdendo as raras vontades firmes e os poucos braços viris."


"As crianças são os únicos seres divinos que a nossa pobre humanidade conhece. Os outros anjos, os das asas, nunca aparecem. Os santos, depois de santos ficam na Bem-Aventurança a preguiçar, ninguém mais os enxerga. E, para concebermos uma ideia das coisas do Céu, só temos realmente as criancinhas..."



"A agricultura aqui (em Portugal) é a arte de assistir impassível ao trabalho da natureza."



"Logo que na ordem económica não haja um balanço exacto de forças, de produção, de salários, de trabalhos, de benefícios, de impostos, haverá uma aristocracia financeira, que cresce, reluz, engorda, incha, e ao mesmo tempo uma democracia de produtores que emagrece, definha e dissipa-se nos proletariados."


"Aqui importa-se tudo. Leis, ideias, filosofias, teorias, assuntos, estéticas, ciências, estilo, indústrias, modas, maneiras, pilhérias, tudo vem em caixotes pelo paquete. A civilização custa-nos caríssimo, com os direitos de Alfândega: e é em segunda mão, não foi feita para nós, fica-nos curta nas mangas..."



"O riso é a mais antiga e mais terrível forma de crítica."



"Nada há de mais ruidoso - e que mais vivamente se saracoteie com um brilho de lantejoulas - do que a política."


"O riso é a mais útil forma da crítica, porque é a mais acessível à multidão. O riso dirige-se não ao letrado e ao filósofo, mas à massa, ao imenso público anónimo."


"O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia."



"Os tristes, os deserdados, os pobres, os oprimidos, quando tudo lhes falta, o pão, o lume, o vestido, têm sempre, no fundo da alma, uma cantiga pequena que os consola, que os aquece, que os alegra. É a última coisa que fica no pobre. E então a cantiga vale mais do que todos os poemas." 
 "Nestas Democracias industriais e materialistas, furiosamente empenhadas na luta pelo pão egoísta, as almas cada dia se tornam mais secas e menos capazes de piedade."



"Não pode haver ligação de almas onde não exista identidade de ideias, de crenças e de costumes."



"A felicidade no amor dá tudo, até as boas cores."


"O melhor espectáculo para o homem - será sempre o próprio homem."



"A curiosidade, instinto de complexidade infinita, leva por um lado a escutar às portas e por outro a descobrir a América; - mas estes dois impulsos, tão diferentes em dignidade e resultados, brotam ambos de um fundo intrinsecamente precioso, a actividade do espírito."



"A separação (temporária) tem isto de bom - que põe em relevo e torna interessantes mil pequenas coisas da vida daqueles que amamos - que até aí, todos os dias vistas, quase se não percebiam."


"O Brasileiro é o Português - dilatado pelo calor."


"Diz-me o que comes, dir-te-ei o que és. O carácter de uma raça pode ser deduzido simplesmente do seu método de assar a carne. Um lombo de vaca preparado em Portugal, em França, ou Inglaterra, faz compreender talvez melhor as diferenças intelectuais destes três povos do que o estudo das suas literaturas."


"Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam."


"Os sentimentos mais genuinamente humanos logo se desumanizam na cidade."


"A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação."


"A civilização é um sentimento e não uma construção: há mais civilização num beco de Paris do que em toda a vasta New York."


"A alma modela a face, como o sopro do antigo oleiro modelava o vaso fino."


“Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam.” 


“A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação.” 


“Chorai!, chorai! Enquanto a mim, a dor sufoca-me.” 


“Que mérito há em amar os que nos amam?” 


“A todo viver corresponde um sofrer.”


"A ciência realmente só tem alcançado tornar mais intensa e forte uma certeza: - a velha certeza socrática da nossa irreparável ignorância. De cada vez sabemos mais - que não sabemos nada." 
 "O homem nem sequer é superior ao seu venerável pai - o macaco: excepto em duas coisas tenebrosas - o sofrimento moral e o sofrimento social."


"A arte oferece-nos a única possibilidade de realizar o mais legítimo desejo da vida - que é não ser apagada de todo pela morte."



"Em política a caricatura é de boa guerra. É uma arma terrível, mas não desleal, porque, se exagera o falso, é para impedir que haja alguém que caia nele; a caricatura diz de mais para que nós digamos apenas o suficiente."



"Quando se quer mostrar a beleza de um cristal, movendo-o muito com os dedos - quase sempre se finda por lhe empanar a transparência e o brilho casto."