Frases e Pensamentos de Cecília Meireles

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”

“É preciso amar as pessoas e usar as coisas e não, amar as coisas e usar as pessoas”


“Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.”


“Se você errou, peça desculpas... É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?”


“Não faças de ti um sonho a realizar. Vai. Sem caminho marcado. Tu és o de todos os caminhos.”


“O vento é sempre o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore seca fica imóvel entre borboletas e pássaros”


“Quando penso em você, fecho os olhos de saudade.”


“Liberdade de voar num horizonte qualquer, liberdade de pousar onde o coração quiser.”


“Não seja o de hoje. Não suspires por ontens.... Não queiras ser o de amanhã. Faze-te sem limites no tempo.”


“Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.”



“Há uma doce luz no silêncio, e a dor é de origem divina. Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo.”


“Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo, um ponto de partida para um novo avançar.”


“Quantos lugares meu Deus, para viajar! Lugares, recordados ou apenas imaginados.”


“Quanto mais me despedaço, mais fico inteira e serena.”


“Leva o arco-íris em cada fio do cabelo.
Em sua pele, madrepérolas hesitantes
pintam leves alvoradas de neblina.
Evaporam-se-lhe os vestidos, na paisagem.
É apenas o vento que vai levando o seu corpo pelas alamedas.
A cada passo, uma flor, a cada movimento, um pássaro.”
“Um dia, ela descobriu sozinha que era duas! A que sofre depressa, no ritmo intenso e atroz da noite e a que olha o sofrimento do alto do sono, do alto de tudo, balançada num céu de estrelas invisíveis, sem contato nenhum com o chão.”


“Tudo é vivo e tudo fala ao nosso redor,  vida e voz que não são humanas, mas que podemos aprender a escutar,
porque muitas vezes essa linguagem secreta ajuda a esclarecer o nosso próprio mistério.”


“Tudo é vivo e tudo fala ao nosso redor, embora com vida e voz que não são humanas, mas que podemos aprender a escutar, porque muitas vezes essa linguagem secreta ajuda a esclarecer o nosso próprio mistério.”


“Eu não necessito de um motivo especial para ser feliz.
Felicidades são pedacinhos de ternuras que colho aqui e ali.”


“Penso que sendo o céu redondo,
um dia nos encontraremos...”

“É preciso amar as pessoas e usar as coisas e não, amar as coisas e usar as pessoas”


“Em que espelho ficou perdida a minha face?”


Ainda que sendo tarde e em vão, / perguntarei por que motivo / tudo quando eu quis de mais vivo / tinha por cima escrito: "Não"



"Se não chegas nem pelo sonho, por que insisto em te imaginar?"


"Se você errou, peça desculpas... É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?"


"Tudo em ti era uma ausência que se demorava: Uma despedida pronta a cumprir-se."


"Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender"


"Se em um instante se nasce e um instante se morre,um instante é o bastante pra vida inteira"


"Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina. Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo."


"Permite que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo, e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo."
 "Tenho fases, como a lua Fases de andar escondida, fases de vir para a rua... Perdição da minha vida! Perdição da vida minha! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha."



"Sonhar um sonho a dois, e nunca desistir da busca de ser feliz... é para pouco!"



"Basta-me um pequeno gesto, feito de longe e de leve, para que venhas comigo e eu para sempre te leve..."



"Nunca ninguém viu ninguém que o amor pusesse tão triste. Essa tristeza não viste, e eu sei que ela se vê bem..."
"Não deixe portas entreabertas. Escancare-as ou bata-as de vez. Pelos vãos, brechas e fendas passam apenas semiventos, meias verdades e muita insensatez."


"Não vou deixar a porta entre aberta. Vou escancara-la ou fecha-la de vez. Porque pelos vãos, brechas e fendas...passam semiventos, meias verdades e muita insensatez."


"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."


"Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores."


"Penso que sendo o céu redondo, um dia nos encontraremos..."


"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."


"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos; Há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam. Mas há pessoas que, simplesmente, aparecem em nossa vida... E que marcam para sempre..."


"Tentei, porém nada fiz... Muito, da vida, eu já quis. Já quis... mas não quero mais..."

"SONHOS DE MENINA A flor com que a menina sonha esta no sonho? ou na fronha? A lua com que a menina sonha é o lindo do sonho ou a lua da fronha?"


"Chorei pelas gentes perdidas de loucura e orgulho. Depois por minhas visões, por meus gestos. E, finalmente, por nós dois."


"Navego pela memória sem margens."


"Eu quero a memória acesa depois da angústia apagada."


"Minha primeira lágrima caiu de dentro dos meus olhos. Tive medo de a enxugar : para não saberes que havia caído."

"Não queiras ter pátria, não dividas a terra,não arranques pedaços ao mar. Nasce bem alto, que todas as coisas serão tuas..."


"Somos um ou dois? As vezes nenhum. E em seguida tantos!"


"Eu canto, porque o instante existe e a minha vida está completa."


"De longe te hei de amar- da tranquila distância em que o amor é saudade e o desejo, constância."


"Pus-me a cantar minha pena Com uma palavra tão doce De maneira tão serena Que até Deus pensou Que fosse felicidade e não pena"


"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira."


"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la."


“Pois o amor não é doce, pois o bem não é suave, pois amanhã, como ontem, é amarga a liberdade.”


"Meu coração, feito de chama
Em lugar de sangue, derrama,
Um longo rio de esplendor."


“Os mortos sobem as escadas,
sorrindo com seus claros dentes.
Alegrias que nunca tiveram
quando eram vivos e presentes,
felicidades que apenas sonharam
e foram lágrimas somente.”
“Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.
E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,
que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,
outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.”


“Essas e outras mortes ocorridas na família me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno. Em toda vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento da minha personalidade.”


“O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos e tão leais. Por que pensamos só em nós mesmos ou só nos outros.”


“Há um arco-íris ligando o que sonha e o que entende –e por essa frágil ponte circula um mundo maravilhoso e terrível, que os não iniciados apenas de longe percebem, mas de cuja grandeza se vêem separados por muralhas estranhas, que tanto afastam como atraem.”


"O vento do meu espírito soprou sobre a vida. E tudo o que era efêmero se desfez. e só ficastes tu que és eterno."


"Adestrei-me com o vento e minha festa é a tempestade."


Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar, nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento de transitoriedade de tudo é mesmo o fundamento da minha personalidade.


"Para me refazer volto ao meu estado de fresca realidade, mal existo e se existo é com delicado cuidado."


Eu? Bebo o horizonte!


"Um poeta é sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa."


"Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira."