Frases e pensamentos de Augusto dos Anjos

"Escarrar de um abismo noutro abismo, mandando ao céu o fumo de um cigarro, Há mais filosofia neste escarro do que em toda a moral do cristianismo." 
 "O amor, poeta, é como cana azeda, a toda boca que não prova, engana."



"Não sou capaz de amar mulher alguma, o amor da humanidade é uma mentira."



"Para onde fores, pai, para onde fores, irei também, trilhando as mesmas ruas... Tu, para amenizar as dores tuas, eu, para amenizar as minhas dores!"



"Ah! Dentro de toda a alma existe a prova de que a dor, como um dardo, se renova quando o prazer barbaramente a ataca."
"Falas de amor, e eu ouço tudo e calo! O amor na humanidade é uma mentira. É, e é por isto que na minha lira de amores fúteis poucas vezes falo."



"O amor, poeta, é como cana azeda, a toda boca que não prova engana."



"Ambiciono que o idioma em que eu te falo possam todas as línguas decliná-lo, possam todos os homens compreendê-lo."



"A mão que afaga é a mesma que apedreja."



"Que mal o amor me tem feito, duvidas?! Pois, se duvidas, vem cá, olha estas feridas que o amor abriu no meu peito."
 
"A infelicidade parece às vezes com a felicidade e os infelizes mostram ser felizes."



 "Para iludir a minha desgraça, estudo. Intimamente, sei que não me iludo!"
"Para onde fores, pai, para onde fores, irei também, trilhando as mesmas ruas... Tu, para amenizar as dores tuas, eu, para amenizar as minhas dores!"



"O beijo, amigo, é a véspera do escarro, a mão que afaga é a mesma que apedreja."



"A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança..."



"Cansado de chorar pelas estradas. Exausto de pisar mágoas pisadas. Hoje eu carrego a cruz das minhas dores."



"...Ah! Num delírio de ventura louca, vai-se minha alma toda nos teus beijos, ri-se o meu coração na tua boca..."



"Aurora ideal dos dias meus risonhos, quando, úmido de beijos em ressábios... Teu riso desponta, despertando sonhos..."



"Para iludir a minha desgraça, estudo intimamente sei que não me iludo!"



"Como um fantasma que se refugia na solidão da natureza morta, por trás dos ermos túmulos, um dia, eu fui refugiar-me à tua porta..."



"Provo que a mais alta expressão da dor consiste essencialmente na alegria..."



"Para iludir a minha desgraça, estudo intimamente sei que não me iludo!"



"Ah! Dentro de toda a alma existe a prova de que a dor como um dardo, se renova quando o prazer barbaramente a ataca..."



"A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança."



"Para onde fores, Pai, para onde fores, irei também, trilhando as mesmas ruas... Tu, para amenizar as dores tuas. Eu, para amenizar as minhas dores."



"Falas de amor, e eu ouço tudo e calo! O amor na humanidade é uma mentira. É. E é por isto que na minha lira De amores fúteis poucas vezes falo."