Frases e pensamentos de Mario Quintana

"Mãe, três letras apenas, as desse nome bendito... Também o céu tem três letras e nelas cabe o infinito. Para louvar nossa mãe, todo o bem que se disse nunca há de ser tão grande como o bem que ela nos quer. Palavra tão pequenina... Bem sabem os lábios meus que és do tamanho do céu e apenas menor que Deus!"


"Não tenho vergonha de dizer que estou triste, não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas: estou triste por que vocês são burros, feios e não morrem nunca..."


"Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho."


"Fere de leve a frase... E esquece... Nada convém que se repita... Só em linguagem amorosa agrada a mesma coisa cem mil vezes dita."


"Quiseste expor teu coração a nu. E assim, ouvi-lhe todo o amor alheio. Ah, pobre amigo, nunca saibas tu. Como é ridículo o amor... Alheio!"


"O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família."


"O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..."


"Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja."


"Quero, um dia, dizer às pessoas que nada foi em vão... Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim e que eu sempre dei o melhor de mim... E que valeu a pena."


"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."


"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."


"A felicidade é um sentimento simples. Você pode encontrá-la e deixá-la ir embora, por não perceber a sua simplicidade."


"Eu também tenho sentimentos. Ainda sou humana. Tudo o que eu quero é ser amada pela pessoa que sou e pelo meu talento."


"Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas..."


"Não era a vaidade que a atraia para o espelho, mas o espanto de descobrir-se."


"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade."


"Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado. Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja."


"Minha vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor."


"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."


"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente..."


"[Leitura] Se é proibido escrever nos monumentos, também deveria haver uma lei que proibisse escrever sobre Shakespeare e Camões."


"O futuro é uma espécie de banco ao qual vamos remetendo, um a um, os cheques de nossas esperanças. Ora, não é possível que todos os cheques sejam sem fundo."


"Quiseste expor teu coração a nu. E assim, ouvi-lhe todo o amor alheio. Ah, pobre amigo, nunca saibas tu Como é ridículo o amor... alheio!"


"O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente."
"A verdadeira coragem consiste, apenas,em não nos importarmos com a opinião dos outros. Mas como custa!"


"Mãe, são três letras apenas. As desse nome bendito também o Céu tem três letras e nelas cabem o infinito."


"Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos."


"Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação"


"Boas Maneiras Os anjos não dão os ombros, não; quando querem mostrar indiferença os anjos dão as asas."


"A felicidade é um sentimento simples; você pode encontrá-la e deixá-la ir embora, por não perceber a sua simplicidade."


"Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo."


"A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer"



"Nada jamais continua, Tudo vai recomeçar! E sem nenhuma lembrança Das outras vezes perdidas."

"As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente."


"No céu é sempre domingo. E a gente não tem outra coisa a fazer senão ouvir os chatos. E lá é ainda pior que aqui, pois se trata dos chatos de todas as épocas do mundo."


"Três amores... Quem me deu Tão estranha sorte assim? Três amores, tenho-os eu E nenhum me tem a mim!"


"Do sabor das coisas Por mais raro que seja, Ou mais antigo, Só um vinho é deveras exelente: Aquele que tu bebes calmamente Com o teu mais velho E silencioso amigo..."


"Amizade: quando o silêncio a dois não se torna incômodo. Amor: quando o silêncio a dois se torna cômodo."


"Naquele dia, fazia um azul tão límpido, meu Deus, que eu me sentia perdoado pra sempre. Nem sei de quê."


"A Imaginação É a Memória que Enlouqueceu."


"Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade..."


"[A Carta] Quando completei quinze anos, meu compenetrado padrinho me escreveu uma carta muito, muito séria: tinha até ponto-e-vírgula! Nunca fiquei tão impressionado na minha vida."


"[Do Bem o do Mal] No fundo, não há bons nem maus. Há apenas os que sentem prazer em fazer o bem e os que sentem prazer em fazer o mal. Tudo é volúpia..."


"O despertador é um acidente de tráfego de sono."


"Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você."


"Há certas coisas que não haveria mesmo ocasião de as colocarmos sensatamente numa conversa - e que só num poema estão no seu lugar."


"Há ilusões perdidas mas tão lindas que a gente as vê partir como esses balõezinhos de cor que nos escapam das mãos e desaparecem no céu."


"As pessoas não se precisam, elas se completam."


"Por causa tua, quantas más ações deixei de cometer"


"Linha Curva O caminho mais agradável entre dois pontos."


"Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado; Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja."


"Não te irrites, por mais que te fizerem... Estuda, a frio, o coração alheio. Farás, assim, do mal que eles te querem, Teu mais amável e sutil recreio…"


"A Laranja A laranja cortada ao meio, Úmida de amor, anseia pela outra... É assim, é bem assim que eu te desejo!"


"As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela."


"Quero sempre poder ter um sorriso estampado em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor."


"Deixem o Outro Mundo em Paz! O Mistério está Aqui!"


"DAS UTOPIAS Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas!"


"DA PAZ INTERIOR O sossego interior, se queres atingi-lo, Não deixes coisa alguma incompleta ou adiada. Não há nada que dê um sono mais tranqüilo Que uma vingança bem executada..."


"O mais difícil mesmo é a arte de desler."


"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho"


"A maioria das gentes vive de convicção e não de idéias."


"Não me corte em fatias .Ninguém consegue abraçar um pedaço ...Me envolva todo em seus braços e eu serei o perfeito amor."
"Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?"


"- Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver! - Você é louco? - Não, sou poeta."


"As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade."


"Ao Pé da Letra Enforcar-se é levar muito a sério o nó na garganta."


"Sonho um poema que ao lê-lo, nem sentirias que ele já estivesse escrito, mas que fosse brotando, no mesmo instante, de teu próprio coração."


"A indiferença é a mais refinada forma de polidez."


"Com o tempo, não vamos ficando sozinhos apenas pelos que se foram, vamos ficando sozinhos uns dos outros."


"Todo poema é uma aproximação."


"Simultaneidade - Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus!Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver! - você é louco? - Não, sou poeta."


"O MATA-BORRÃO O mata-borrão absorve tudo e no fim da vida acaba confundindo as coisas por que passou... O mata borrão parece gente!"


"O cotidiano é o icógnito do mistério."


"Se eu fosse acreditar mesmo em tudo o que eu penso, ficaria louco."


"A poesia não se entrega a quem a define"


"A gente deve atravessar a vida como quem está gazeando a aula, e não como quem vai para a escola"


"Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo..."


"Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas"


"Só as crianças e os velhos conhecem a volúpia de viver dia-a-dia, hora a hora, e suas esperas e desejos nunca se estendem além de cinco minutos..."


"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo..."


"Se alguém te perguntar o quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo..."


"Sinônimos Esses que pensam que existem sinônimos, desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuanças de uma cor."


"Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, Eles passarão. Eu passarinho!"


"Não prende, não aperta, não sufoca. Porque quando vira nó, já deixou de ser laço."


"O mundo do sonho é silencioso como o mundo submarino. Por isso faz bem sonhar."


"Nós vivemos a temer o futuro, mas é o passado que nos atropela e mata"


"A ironia atinge apenas a inteligência. Inútil desperdiçá-la com os que estão longe do seu alcance. Contra estes ainda não se conseguiu inventar nenhuma arma. A burrice é invencível."
"Como seriam belas as estátuas equestres se constassem apenas dos cavalos!"


"DO AMOROSO ESQUECIMENTO Eu, agora - que desfecho! Já nem penso mais em ti... Mas será que nunca deixo De lembrar que te esqueci?"


"O Eterno Espanto Que haverá com a lua que sempre que a gente a olha é com o súbito espanto da primeira vez?"

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."


"Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada."


"Quero todo o teu espaço e todo o teu tempo. Quero todas as tuas horas e todos os teus beijos. Quero toda a tua noite e todo o teu silêncio."


"São os passos que fazem os caminhos."

“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente.”


"Esse estranho que mora no espelho (e é tão mais velho do que eu) olha-se de um jeito de quem procura adivinhar quem sou."



“Quero sempre poder ter um sorriso estampado em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre. E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.”
“As únicas coisas eternas são as nuvens.”


“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!”


“O melhor do susto é esperar por ele.”


"Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta."


"Senhora, eu vos amo tanto / Que até por vosso marido / Me dá um certo quebranto."


"Há uns que morrem antes; outros depois. O que há de mais raro, em tal assunto, é o defunto certo na hora exata."


"O milagre não é dar vida ao corpo extinto, Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo... Nem mudar água pura em vinho tinto... Milagre é acreditarem nisso tudo!"


"Só o que está perdido é nosso para sempre."


"O ruim dos filmes de Far West é que os tiroteios acordam a gente no melhor do sono."


"O maior chato é o chato perguntativo. Prefiro o chato discursivo ou narrativo, que se pode ouvir pensando noutra coisa..."


"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas."


"Da amizade entre as mulheres Dizem-se amigas... Beijam-se... Mas qual! Haverá quem nisso creia! Salvo se uma das duas, por sinal, For muito velha, ou muito feia..."
"Ah, esses moralistas... Não há nada que empeste mais do que um desinfetante!"


"O grande consolo das velhas anedotas são os recém-nascidos..."


"O poema é uma pedra no abismo."


"E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vidas dos insetos..."


"No dia em que estiveres muito cheio de incomodações, imagina que morreste anteontem... Confessa: tudo aquilo teria mesmo tanta importância?"


"A modéstia é a vaidade escondida atrás da porta."


"Não me ajeito com os padres, os críticos e os canudinhos de refresco: não há nada que substitua o sabor da comunicação direta. TE AMO...!!! FELIZ...!!!TE AMO...!!! FELIZ...!!! TE AMO.!"


"As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida."


"Já trazes ao nascer a tua filosofia. As razões? Essas vêm posteriormente, Tal como escolhes, na chapelaria, A fôrma que mais te assente..."


"Se nunca nasceste de ti mesmo, dolorosamente, na concepção de um poema...estás enganado: para os poetas não existe parto sem dor."


"Eu estava dormindo e me acordaram E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco... E quando eu começava a compreendê-lo Um pouco, Já eram horas de dormir de novo!"


"Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo... Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude - mas que trabalheira!"


"Tudo o que acontece é natural - inclusive o sobrenatural."


"A morte é a libertação total: a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos."


"Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e ... os amigos, que são os nossos chatos prediletos."


"Tudo o que acontece é natural - inclusive o sobrenatural."


"Pior, mas muito pior mesmo do que as lágrimas de crocodilo, são os sorrisos de crocodilo..."


"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."


"Do bem e do mal Todos tem seu encanto: os santos e os corruptos. Não há coisa na vida inteiramente má. Tu dizes que a verdade produz frutos... Já viste as flores que a mentira dá?"


"Minha vida não foi um romance. Nunca tive até hoje um segredo. Se me amas, não digas, que morro De surpresa, De encanto, De medo..."


"Nada jamais continua, Tudo vai recomeçar!"


"O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê."


"Esta vida é uma estranha hospedaria, De onde se parte quase sempre às tontas, Pois nunca as nossas malas estão prontas, E a nossa conta nunca está em dia."
"SIMULTANEIDADE - eu amo o mundo! eu detesto o mundo! eu creio em deus! deus é um absurdo! eu vou me matar! eu quero viver! - você é louco? - não, sou poeta."


"O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras..."


"A esperança é um urubu pintado de verde."


"Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas!"




"Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela."


"A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão."


"Poesia é comunicação...a sós."


"A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão."


"O poema é uma bola de cristal. Se apenas enxergares nele o teu nariz, não culpes o mágico."


"Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão"



"Atirei-me, pois, metaforicamente, pela janela do tricentésimo-sexagésimo-quinto andar do ano passado. Morri? Não. Ressuscitei."

"Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta?"


"A morte deveria ser assim: um céu que pouco a pouco anoitecesse e a gente nem soubesse que era o fim..."



"O POETA Venho do fundo das Eras Quando o mundo mal nascia... Sou tão antigo e tão novo Como a luz de cada dia!"


"Esquece todos os poemas que fizeste. Que cada poema seja o número um."


"Subnutrido de beleza, meu cachorro-poema vai farejando poesia em tudo, pois nunca se sabe quanto tesouro andará desperdiçado por aí... Quanto filhotinho de estrela atirado no lixo!"


"De um autor inglês do saudoso século XIX: O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente."


"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso."


"BQuem dera eu achasse um jeito de fazer tudo perfeito, feito a coisa fosse o projeto e tudo já nascesse satisfeito"


"Procures me amar quando menos mereço, pois é quando mais preciso"


"Não tenho vergonha de dizer que estou triste, Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas: Estou triste por que vocês são burros e feios E não morrem nunca..."


“Quem ama inventa as coisas a que ama... Talvez chegaste quando eu te sonhava. Então de súbito acendeu-se a chama! Era a brasa dormida que acordava.”


“Poema Mas por que datar um poema? Os poetas que põem datas nos seus poemas me lembram essas galinhas que carimbam os ovos...”


“Se me esqueceres, só uma coisa, esquece-me bem devagarinho.”


“Se um poeta consegue expressar a sua infelicidade com toda a felicidade, como é que poderá ser infeliz?”


“Tão bom morrer de amor e continuar vivendo.”


“Só as crianças e os bem velhinhos conhecem a volúpia de viver dia a dia, hora a hora, e suas esperanças são breves.”


"DA MEDIOCRIDADE Nossa alma incapaz e pequenina Mais complacências que irrisão merece. Se ninguém é tão bom quanto imagina, Também não é tão mau como parece."


"Eu agora, que desfecho, já nem penso mais em ti. Mas será que nunca deixo de lembrar que te esquecí?"


"O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro."


"Qualquer ideia que te agrade, por isso mesmo é tua. O autor nada mais fez que vestir a verdade que, dentro em ti, se achava inteiramente nua."


"A saudade que dói mais fundo e irremediavelmente é a saudade que temos de nós."


"[O Trágico Dilema] Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro."


"Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais: o excesso de gente impede de ver as pessoas..."


"A eternidade é um relógio sem ponteiros."


"Cada poema é uma garrafa de náufrago jogada às águas... Quem a encontra, salva-se a si mesmo."


"Viajar é mudar o cenário da solidão."


"Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente..."


"DA OBSERVAÇÃO Não te irrites, por mais que te fizerem... Estuda, a frio, o coração alheio. Farás, assim, do mal que eles te querem, Teu mais amável e sutil recreio..."
"Diário de Viagem O poeta foi visto por um rio, por uma árvore, por uma estrada..."


"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores."

"Amar: Fechei os olhos para não te ver e a minha boca para não dizer... E dos meus olhos fechados desceram lágrimas que não enxuguei e da minha boca fechada nasceram sussurros e palavras mudas que te dediquei... O amor é quando a gente mora um no outro."


"DA FELICIDADE Quantas vezes a gente, em busca da ventura, Procede tal e qual o avozinho infeliz: Em vão, por toda parte, os óculos procura Tendo-os na ponta do nariz!"



"...E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."


"DA DISCRIÇÃO Não te abras com teu amigo Que ele um outro amigo tem. E o amigo do teu amigo Possui amigos também..."


“Não deixe de ter alguém do seu lado por puro medo de ser feliz!”


“A verdadeira arte de viajar...
A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo. Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali... Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!”


“Um dia descobrimos que apaixonar-se é inevitável. Um dia percebemos que as melhores prova de amor são as mais simples.”


“O mais feroz dos animais domésticos é o relógio de parede: conheço um que já devorou três gerações da minha família.”


"O mais triste de um passarinho engaiolado é que ele se sente bem."
 
 "Nada jamais continua. Tudo vai recomeçar! E sem nenhuma lembrança das outras vezes perdidas, atiro a rosa do sonho nas tuas mãos distraídas"