Frases e pensamentos de Gregório de Matos

Gregório de Matos
[Gregório de Matos]
"Se quero declarar meu pensamento, Está-me um gesto grave acobardando, E tenho por melhor morrer calando, Que fiar-me de um néscio atrevimento."

"E bem que os desencantei bastantemente canto segunda vez na mesma lira o mesmo assunto, em plectro diferente."

 
"O honesto é pobre, o ocioso triunfa, o incompetente manda."


" Na confusão do mais horrendo dia, painel da noite, em tempestade brava, de foero e ar o ser se embaraçava, de terra e ar o ser se confundia. Bramava o mar, o vento embravecia, a noite em dia, enfim, se equivocava, e com estrondo horrível se assombrava a terra; e se abalava, e estremecia...Desde os altos aos côncavos rochedos, desde o centro aos mais altos obeliscos, houve temor nas nuvens e penedos; pois dava o céu, ameaçando riscos, com assombros, com pasmos e com medos, relâmpagos, trovões, raios, coriscos... "


"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."


"Um calção de pindoba a meia zorra
Camisa de urucu, mantéu de arara,
Em lugar de cotó, arco, e taquara,
Penacho de guarás em vez de gorra."

 "Ninguém vê, ninguém fala, nem impugna, e é que, quem o dinheiro nos arranca, nos arranca as mãos, a língua, os olhos."


"A cada canto um grande conselheiro, que nos quer governar cabana, e vinha, não sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro."


"Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado."

Como ser um mapa de festas é um presépio de bestas. E nisto malgido ou me engano, eu me submeto à Santa Madre Igreja.



"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."

"Senhor, bem-vinda seja Vossa Senhoria Eu sou aquele que os passados anos Cantei na minha lira maldizente Torpezas do Brasil, vícios e enganos Que néscio que eu era então."


Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura?”

"No dia em que o Poeta aprendeu a galantear uma freira, no mesmo momento lhe pegou o fogo na cama."
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------